quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tipos de Rochas

A camada rígida (sólida) mais externa da Terra é a litosfera e é constituída essencialmente por rochas. As rochas são agregados de minerais, e diferem entre si basicamente pela composição mineralógica e pela textura (tamanho e forma dos grãos minerais e o modo como estes estão dispostos). A mineralogia e a textura que caracterizam a rocha são determinadas pela sua origem geológica, ou seja, onde e como se formou.

 A Terra é um planeta geologicamente activo. A geodinâmica externa é alimentada, essencialmente, pelo Sol. O calor solar fornece energia suficiente para que existam condições na superfície terrestre para a ocorrência de evaporação, iniciando-se o ciclo da água e ficando assim criadas as condições para os fenómenos de meteorização que vão promover a modelação do relevo.

Por outro lado, o motor da geodinâmica interna é o calor do interior da Terra que potencializaos movimentos de convecção e, em consequência, o movimento das placas litosféricas.
Na sequência desta actividade externa e interna, formam-se as rochas sedimentares, magmáticas e metamóricas, as quais interagem de forma dinâmica.

Quanto à sua origem, podemos considerar os três tipos básicos de rochas:

Rochas Magmáticas - formadas por solidificação de rochas fundidas (magma);

Rochas Sedimentares - formadas por deposição de materiais em ambientes continentais ou marinhos;

Rochas Metamórficas - formadas pela transformação de rochas pré-existentes no estado sólido devido ao aumento da pressão e da temperatura.

Estes três diferentes tipos de rochas vão ser aprofundados mais à frente detalhadamente, tal como todos os processos que lhes dão origem.

Fig.1 - Quadro resumo dos diferentes tipos de rochas/ Processos geológicos que lhes dão origem.


Sem comentários:

Enviar um comentário